As palestras mais importantes que você não viu no RD Summit 2019.

rdsummit-smash-eventos-manoel-neto

O RD Summit é o maior evento de marketing e vendas da America Latina e contou neste ano com a presença de 12 mil participantes. Foram 175 palestras, mas provavelmente você não viu as mais importantes delas (eu também não tive a oportunidade de estar presente, apesar de querer muito).

Em primeiro lugar, se você ainda está em dúvida se deve ir a este evento, te confesso que esse é um dos obrigatórios de presenciar ao menos uma vez na vida. Não digo isso nem pelos palestrantes ou assuntos das palestras, mas sim pela experiência e o networking que o evento proporciona.

Ao ver pelas notícias a quantidade de público que estava confirmada no RD Summit, fiquei muito preocupado com o acesso ao local. Comprei alguns meses antes o minha hospedagem, e procurei um hotel que tivesse fácil acesso a ônibus, afinal o terminal central de Florianópolis ficava muito próximo ao local do evento.

Porém, a minha preocupação ia além do deslocamento. Eu odeio filas (imagino que ninguém gosta) e tinha certeza que demoraria alguns longos minutos para receber meu kit de participante e meu crachá. Para minha surpresa, tudo foi muito rápido. Muitas pessoas trabalhando e todas elas muito bem informadas. Ponto positivo para a organização.
Logo no início, um hall com uma ambientação de tirar o fôlego. Luz de LED, música e sensações se misturam logo na entrada que dava acesso ao evento.

O mais legal de tudo é que apesar da gigantesca estrutura, era muito fácil se localizar devido às placas de sinalização e a quantidade de staff de apoio que havia no evento.

Mas chega de enrolação. Você quer saber que “diacho” é esta de palestra que eu e você perdemos?
Tiveram coisas que passaram despercebidas dos olhos de muitos visitantes, mas não dos meus.
Eu queria muito estar nas reuniões da produção deste evento. Essas sim são as palestras mais valiosas, pois sem elas, nada disso tudo teria acontecido.
Por ser da área de produção de eventos, eu sei o tamanho e complexidade que essa operação exige, mas separei seis delas pra gente ter uma noção do que da pra executar o Rock in Rio do Marketing Digital.

1) Logística de Palestrantes
São mais de 120 palestrantes. Já parou para pensar na quantidade de transfers, voos, vans, carros executivos, idas e voltas entre hotel, aeroporto e RD que foram feitas para que todos estivessem no horário certo em cima do palco? Quantos quartos de hotéis precisaram ser reservados para os palestrantes e sua equipe? E o problema dos aeroportos fechados que quase prejudicaram a agenda do primeiro dia do RD? Haja competência para lidar com tantos desafios. Foi incrível como as palestras começavam pontualmente nos horários definidos.

2) Quitanda de Frutas e Café
rdsummit-smash-eventos-quitanda-manoel-neto
Eu só havia visto isso em corrida de ruas, mas no RD Summit também tem. Uma quitanda com frutas a vontade para todos os participantes. Pensando que foram doze mil pessoas, você já parou para pensar quantos kg de frutas foram consumidos neste evento? Loucura né… eu imagino que toneladas. E o café disponível pra galera? Sensacional!

3) Lixo
Um evento deste porte produz muito lixo. Muito mesmo. A começar pelas cascas de bananas da quitanda, mais os descartados da praça de alimentação (latas, guardanapos, papéis, garrafas plásticas). Incrivelmente as lixeiras estavam sempre vazias e não se via lixo no chão.

4) Banheiros

Sempre limpos, com água nas torneiras. Até mesmo os banheiros químicos estavam bem zelados. Algo difícil de se ver em eventos deste porte.

5) Credenciamento de Palestrantes
rdsummit-smash-eventos-manoel-neto-gary-vee
Quem organiza eventos sabe que é difícil lidar com o ego de alguns profissionais, principalmente dos que sobem nos palcos principais. Neste evento, eu particularmente vi todos os palestrantes com uma pulseira de identificação (ação necessária para você diferenciar acessos ao backstage e áreas restritas). Detalhe para o Gary Vee. A atração mais esperada do evento na sua humildade singular, com a pulseira de identificação. Esse realmente é um fato a ser aplaudido. Eu já me deparei com músicos e palestrantes que simplesmente se negam a portar uma identificação especial com um crachá ou pulseira.

6) Gestão de Crises

No último dia de evento circulou uma matéria na imprensa, informando que uma pessoa que estava no evento se manifestou acusando sintomas de sarampo. Apesar da gravidade da informação, o RD Summit tratou a notícia com muito profissionalismo e calma, orientando seus participantes a como procederem diante de tal informação, não se omitindo aos fatos e tão pouco fazendo vista grossa.
Realmente, um evento para aplaudir de pé.
O ponto a ser melhorado para o próximo evento, na minha opinião, é a praça de alimentação. Apertada e com um atendimento demorado. Talvez um espaço para maior circulação seria melhor. Mas isto não apagou de forma alguma o brilho do evento.
Parabéns RD Summit, e ano que vem estamos lá de novo! Quem sabe da próxima vez eu possa estar nos bastidores deste evento.

Manoel Neto – Produtor de Eventos – CEO Smash Eventos

Como podemos te ajudar?
Telefone para contato: 41 3500-8430
Fechar Menu