Rosa ou Azul? Como se vestir em eventos corporativos.

Como se vestir em eventos corporativos

Quando falamos em eventos sociais como casamentos, formaturas e baile de debutante, não é difícil vir a mente o famoso terno e gravata e os lindos vestidos e penteados femininos e as produzidas maquiagens. Muitas gastam fortunas para datas especiais como estas. Mas quando pensamos em eventos corporativos, qual a vestimenta que vem a sua cabeça?

É claro que há ocasiões e funções no mundo corporativo que o terno e grava são indispensáveis, porém quando usamos a expressão “evento corporativo”, podemos estar falando de uma festa de final de ano, o reconhecimento de metas atingidas, reuniões, feiras, palestra, entre outras ocasiões.

Antes de pensar com que roupa ir a um evento destes, é de fundamental importância entender bem do que se trata e qual a finalidade dele.

Como se vestir nos eventos

Vamos ver alguns exemplos:

Festa Corporativa:

A tão esperada festa de final de ano da empresa, para celebrar com seus colegas e poder aproveitar das fartas comidas e bebidas, se descontrair e se divertir como nunca. Hora também de mostrar o seu lado mais “cool”, sua camiseta mais “top” e o seu bom gosto, ou não, na hora de escolher a roupa.

Porém, vale a pena se atentar como será a festa e qual o perfil da empresa e de pessoas que irão participar dela.

Convenhamos que se a sua empresa faz uma festa temática (como um “Baile do Havaí”), não há o porquê você ir de calça jeans e camisa escura manga longa. Para certas ocasiões e tipos de festa, o uso de bermudas, saias, shortinhos (não muito curtos), e roupas com estampas mais coloridas e alegres estão liberadas.

Se for uma festa sem uma temática específica, use o básico e não abuse da extravagância. Mulheres devem evitar roupas muito curtas ou decotadas, nesta hora o vestido simples se torna perfeito.

O calçado também é importante, procure calçados confortáveis e de salto curto que não vai ter erro. Da mesma forma o homem não deve ser extravagante a ponto de parecer o “playboy” da balada. A imbatível calça jeans, uma polo e o sapatênis já são o suficiente para você se vestir de forma bela e adequada.

Entrega de prêmios e reconhecimentos:

É lógico que se o evento ao qual você está indo exige algo mais sério, você pode optar por roupas mais formais. Imagine que você está indo a uma entrega de prêmios e reconhecimentos. Trabalhe com a possibilidade de que poderá subir ao palco, ter que usar de um pequeno discurso ou mesmo aparecer nas fotos que vão pra intranet da empresa. Pensou? Pois é, nesta hora é inaceitável estar mal vestido (e quando digo mal vestido não quero dizer com roupas ruins, mas sim inapropriadas para o momento). Para eventos mais formais as calças sociais, camisas, blazers, sapatênis ou sapatos sociais, sapatilhas, blusas, entre outros, são chance zero de parecer vulgar ou sem-noção.

Feiras e Exposições:

Para este tipo de evento o que vale mesmo é o conforto. São eventos mais longos e cansativos. Priorize roupas mais básicas, leves e confortáveis. Caso seja você o expositor ou palestrante, opte ainda por algo simples mas formal como camisas e calças sociais.

Dicas Importantes:

Mulheres: cuidado com as maquiagens carregadas. Use cores discretas e não abuse do penteado. Não abuse dos acessórios. Nestes tipos de eventos a palavra-chave é: discrição.

Homens: nada de correntes gigantes no pescoço, óculos escuros para ambientes fechados e dedos cheios de anéis gigantes de ouro 18 quilates. Roupas coloridas e estampas extravagantes? Só se este for o perfil do evento. Mantenha a simplicidade e elimine os risco de ser mal visto pelos seus colegas.

Vale lembrar que é sempre bom usar o bom senso. Apesar de ser um momento mais descontraído, como a festa de encerramento de ano da empresa, ainda assim é um ambiente corporativo pois seus chefes e colegas de trabalho estão presentes. Além disso, você está sendo observado e não é incomum ocorrerem demissões devido a comportamentos equivocados durante estes eventos.

PS: Não sou estilista e nem consultor de moda. Minha especialidade é produzir e organizar eventos. Portanto se eu falei alguma besteira, ou se você quer dar a sua sugestão, fique a a vontade para me corrigir e comentar abaixo.

Como podemos te ajudar?
Se preferir falar com o Manoel ligue para (41) 99654-4100
Fechar Menu