O que é briefing?

O que é briefing?

O briefing é uma coleta de informações que você pega com o seu cliente ou que você passa para a empresa ou para um profissional.

Mas afinal, briefing só serve para eventos?

Não. É importante ressaltar que o briefing não é só relacionado a eventos.  Se você precisar de alguém para fazer a logo da sua empresa, o manual da sua marca, por exemplo, o designer responsável por esta tarefa precisará de informações que irão direcionar o trabalho dele.

Isto pode acontecer através de um bate-papo ou de um questionário com perguntas pontuais.

Umas dessas pergunta pode ser sobre a expectativa do cliente, cores que você quer usar, tipo de letra, comunicação, qual o público-alvo entre outras (daqui a pouco veremos outros exemplos de perguntas).

Em eventos não é diferente.

Para produzir um evento ou fazer um orçamento, é indispensável um bom briefing. Muitas vezes a primeira reunião que a gente tem com a pessoa que está interessada em fazer um orçamento é uma reunião de briefing.

Assista o vídeo em que eu explico sobre o que é briefing.

Como funciona na prática?

A pessoa encarregada de fazer este orçamento precisa de informações importantes para execução e planejamento de um evento.

Exemplos de perguntas que tem em um briefing para produção de um evento corporativo:

– Qual o local do evento?
– Para quantas pessoas?
– Qual a data?
– Qual o perfil do público?
– Qual o tipo de alimentação?
– Vai ter bebidas? Se sim, será permitido bebida alcoólica?
– Banda ou DJ?
– Qual o horário do evento?
– Haverá venda de ingressos?

Entre outras…

Enfim, são várias as informações que são importantes para você pensar na proposta, pensar na ideia de um evento e seu planejamento.

Então o briefing nada mais é do que um conjunto de informações que são passadas, para que se possa criar um plano ou para que se possa executar alguma tarefa, lembrando que esta não necessariamente é voltada somente para produção, pois ele se aplica para todas as áreas.

Você precisará passar esse briefing para os seus fornecedores. O teu fornecedor de comida, bebida, som e luz, por exemplo, para que eles entendam como será a dinâmica do seu evento.

E aí, gostou deste artigo? Então compartilhe com as pessoas.

Manoel Neto profissional de marketing e produtor de eventos da Smash, agência de eventos e ações promocionais.

compartilhe e comente

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email

Veja também:

Fechar Menu