Como Organizar Uma Festa Junina (ou Julina) pra lá de Bão!

empresa de eventos festa junina

Quando o mês de Junho acaba fica aquele gostinho de quero mais ou o gosto amargo de não ter ido a algum arraiá nesta festa tão típica brasileira. Porém a boa notícia pra quem perdeu aquela festa boa ou pra quem ainda quer mais é que em Julho acontece as festa Julinas de São João. Então se você por algum motivo não teve a oportunidade de ir a uma festa este ano, você ainda tem grandes chances.

Para organizar uma festa dessa não se podem economizar comidas, bebidas e esforços. De a um bom trabalho organizar este tipo de evento e neste artigo eu vou mostrar o que você precisa fazer pra ter uma festa arretada!

Local

Escolha um local adequado para este tipo de evento. Lembre-se que você precisará de espaço para brincadeiras, quadrilha, trio de forró, barraquinhas de comida, mesas para o bingo, brinquedos para os pequenos, caixa e entre outras coisas. O espaço tem que proporcionar boa circulação e não esqueça que o famoso pastel não pode faltar, portanto se preocupe com a ventilação do local, pois provavelmente você precisará fritar algum tipo de alimento.

Decoração

Essa precisa ser bem caprichada. Varal de bandeiras coloque muito, balões, lanternas, espantalhos, palha, toalha quadriculada, tudo o que lembrar festa junina você precisa colocar. Quanto melhor. Não tenha medo de exagerar, esta é uma festa onde quanto melhor, em todos os sentidos (principalmente na comida hehehe).

Música

Você pode optar por música mecânica ou música ao vivo (que eu particularmente acho que anima muito mais a festa). Se você optar por um trio ou banda para festas juninas ou julinas não pode esquecer do palco e dos microfones. Converse com os artistas e veja qual a necessidade de equipamento deles. Se você optar pelo som mecânico, playlists no Spotify vão te ajudar.

Brincadeiras

As tradicionais barraquinhas de pescaria argola e boca do palhaço são itens obrigatórios. Tanto crianças quanto adultos adoram. Lembre que é importante ter um brinde nestas atividades para mantê-las atraentes e interessantes. Cama elástica, piscina de bolinha e recreação também são importantes para entreter a criançada. Lembre que esta é uma festa que conta com a presença tanto de pequenos até idosos. É importante você não esquecer de ninguém. Há também outras atividades como o correio elegante e a prisão. Opções são o que não faltam para você deixar a sua festa divertida.

Brindes

Como escrevi anteriormente, não esqueça dos brindes. Há várias atividades que dependem deles. Para as barraquinhas como pescaria, boca do palhaço e argola escolha brindes mais simples. Deixe brindes de maior valor para atividades como o bingo e sorteio.

Bingo

Esse tem que ter. É diversão garantida pra todas as idades. Lembre-se de adquirir as cartelas e não se esquecer do feijão para fazer as marcações.

Comidas

Festa Junina boa tem que ter pastel, cachorro-quente, pinhão (aqui no sul é bem comum), espetinho, milho, algodão doce e pipoca. Estas são algumas das opções. Você pode complementar ainda com pizza, churros e doces. Caldinho de feijão também é uma boa pedida. Não esqueça na estrutura para preparar, produzir, armazenar e entregar estes alimentos. Cuide bem da higiene e para que tudo fique bem quentinho.

Bebidas

O quentão não pode faltar. Nem a cervejinha, bebida tão popular entre nós brasileiros (nem mesmo numa festa junina onde o ator principal é o quentão). Não se esqueça da criançada que adora um refrigerante e um suco. Um detalhe importante com relação as bebidas é não esquecer de que tem alguma restrição, como os diabéticos. Não esqueça dos refrigerantes zero açúcar.

Ah, para servis as bebidas bem geladinhas lembre-se de alugar uma caixa térmica e comprar gelo na ausência de um bom freezer.

Mesas e Cadeiras

Muito importante para quem não gosta de ficar muito em pé e mais importante ainda para o momento do bingo.

Limpeza

Esse tipo de evento gera muito lixo. Não se esqueça de eleger alguns responsáveis para cuidar desta parte, tanto da praça de alimentação quanto dos banheiros. Sacos de lixo, vassouras, pá, desinfetante e muitos panos são importantes para que você consiga efetuar o seu serviço de higienização dos ambientes com mais tranquilidade.

Quadrilha

Na minha humilde opinião este é o ápice da festa. Dura poucos minutos, mas é muito divertido. Tradicional nas festas juninas e nas festas julinas, as quadrilhas chama a atenção por seu tamanho e beleza. Elas normalmente são o termômetro do quão as pessoas estão entretidas com o seu evento. Para isso é importante ter um locutor bem animado e que saiba como empolgar o pessoal.

Concurso

Nada mais justo do que reconhecer aqueles que se esforçaram com a caracterização. Eleja três categorias: meninas, meninos e adultos. Dê um brinde bem legal para estimular as pessoas a se enfeitarem o máximo que conseguirem. Registre este momento com fotos.

Seguindo este roteiro as suas chances de sucesso são enorme. Apesar de vários detalhes e de muito trabalho o resultado é recompensador e seus convidados vão ficar de queixo caído. Faça tudo com muito amor e bom humor.

Manoel Neto é proprietário da agência de eventos Smash Eventos em Curitiba. Para mais informações entre em contato: manoel@smasheventos.com.br

Como podemos te ajudar?
Fechar Menu